Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Minidinossauro predador é descoberto na Argentina

Veja a reconstituição do Eodromaeus

   Um dos lugares preferidos dos pesquisadores que tentam remontar a evolução dos primeiros dinossauros fica na Argentina, na Formação Ischigualasto, um local árido conhecido como “Vale da Lua”. Foi lá que Paul Sereno, da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, e Ricardo Martinez, da Universidade Nacional de San Juan, na Argentina, descobriram um novo minidinossauro que pode ser um antigo ancestral da linhagem terápode, a dos dinossauros bípedes carnívoros como o Tyrannosaurus rex. O estudo foi publicado hoje (13) na revista especializada Science.
   O pequeno animal foi batizado de Eodromaeus murphi. O “murphi” foi uma homenagem ao J. Murphy, voluntário que achou o fragmento fóssil que desencadeou as análises. Eos significa início ou amanhecer, em grego; dromaeus vem também do grego e quer dizer corredor. Pesando entre cinco e sete quilos e medindo 1,2 metros, o pequeno Eodromaeus, ou “corredor da madrugada” foi encontrado em rochas de 230 milhões de anos.
   Medindo o comprimento do crânio, olhando com cuidado as características dos ossos, como se montam, se posicionam, seus tamanhos, buracos, entre outros atributos, Sereno e Martinez concluíram que o Eodromaeus é um ancestral antigo dos terópodes. O crânio do minidinossauro tem uma abertura perto do nariz (fenestra promaxilar), parecida com a de outros animais do mesmo grupo. Há outras similaridades no esqueleto axial, nos membros anteriores e posteriores e nos ossos do quadril.
   Além da descoberta do Eodromaeus, a equipe reinterpretou dados de fósseis do Eoraptor lunensis que eles mesmos encontraram em 1996, no mesmo local, considerado na ocasião também como ancestral antigo dos terópodes. “O Eoraptor, além de não ter os atributos de terópodes descritos para o Eodromaeus, apresenta características previamente vistas apenas entre saurópodes”, escrevem os autores no artigo. Agora, Sereno e Martinez sugerem a classificação do Eoraptor como ancestral antigo da linhagem saurópode, a dos dinossauros herbívoros gigantes de pescoço comprido como o apatossauro (conhecido antigamente como brontossauro).
   Max Langer, paleontólogo da Universidade de São Paulo, disse, em reportagem publicada na mesma edição da Science, que o re-ordenamento da árvore genealógica dos primeiros dinossauros precisa ainda ser melhor estudado por grupos independentes de pesquisa. E completa, afirmando que o dilema de onde fica o Eoraptor neste novo esquema “mostra como terópodes e saurópodes eram similares uns aos outros,” no início da evolução dos dinossauros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário