Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Um novo tipo de memória para computador mais "Rápida"


   O dispositivo, desenvolvido por uma equipe da North Carolina State University afirma que combinam as vantagens das duas formas comuns de memória usada hoje.
   A "memória do dispositivo unificada", descrito no periódico IEEE Computer , ainda está em fase de testes.
   Mas a equipe acredita que poderia constituir a base de PCs que imediatamente.

Velocidade Permanente

   Atualmente, os computadores contam com duas formas distintas de memória: volátil e não volátil.
O tipo de memória usada depende de dados que precisam ser acessados rapidamente ou armazenados de forma permanente.
   As tecnologias voláteis, tais como memória de acesso aleatório (RAM) ou sua variação mais recente DRAM, armazenam dados de tal forma que podem ser lidos e escritos rapidamente, tornando-a ideal para cálculos rápidos. Mas os dados são perdidos quando a energia é desligada.
   Por outro lado, dispositivos de memória não-volátil, como os flash drives encontrados em cartões de memória, dongles USB e leitores de MP3, pode reter informação por longos períodos sem alimentação.
   Mas o dispositivo criado pelo Dr. Paulo Franzon e sua equipe combina a velocidade de DRAM sendo capaz de alternar para um modo mais "persistente" de armazenamento.
   Isso poderia potencialmente permitir que os fabricantes de computadores possam construir máquinas que ligam quase que instantaneamente, com as informações necessárias para que o arranque da máquina possa ser armazenadas na memória rápida, disse o Dr. Franzon.
   Também podem desligar os servidores, quando não em uso.
   Atualmente, os servidores encontrados na maioria dos centros de dados continuam a standy bye (energia ligada), mesmo quando seus processadores estão parados, porque a memória do servidor não pode ser desligado sem afetar o desempenho.

 Memória douradoura

   O dispositivo desenvolvido pela equipe do Dr. Franzon - conhecido como um transistor de efeito duplo da porta flutuante de campo - armazena dados na forma de uma taxa, como a memória não-volátil, mas usa uma porta de controle especial para que os dados armazenados possam ser acessados rapidamente.
   Hoje dispositivos de memória flash usam uma única porta flutuante para armazenar uma carga elétrica, que representa os dados. "Percebemos que um segundo porta permitiria a transferência de cargas muito mais "rapidamente", disse Frazon.
   Sua equipe tem mostrado que podem transferir encargos - de fato alterar os dados - em cerca de 15 nanossegundos. "Isso é comparável com velocidades de DRAM", acrescentou.
   Quando em modo não-volátil, os dados serão armazenados de forma segura por cerca dois anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário