Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Falar sem Pensar

  
A Vida Dos Pensamentos

   O tempo de vida é exíguo, não determinado, limitado, embora possa ser ampliado, expandido, pela intensidade do que se viveu, aprendeu, sentiu, experimentou.
   Aproveitar o tempo é uma questão de opção, escolha, como viver. O tempo como sendo a própria vida em sua essência é uma bela definição, assim como a literatura como uma forma de felicidade. É necessário escolher bem o que se vai viver ou ler para não experimentar a angústia do tempo perdido que não volta mais, é irrecuperável.
   É possível que a melhor forma de aproveitar o tempo seja utilizar a inteligência para criar, para pensar, o que passa, inevitavelmente, pela literatura, quando se começa a falar consigo mesmo através das personagens ou do poema lido em voz alta, quando o conto do autor se transforma num entreouvir-se, pois a poesia não é mais que uma reflexão, um voltar os olhos para si mesmo e falar o que se quer ouvir, conversar consigo mesmo.
   Nada é tão maravilhoso quanto a arte; sermos ou transformarmo-nos no que sonhamos, como o roteiro de vida que planejamos, sendo diretores, artistas e roteiristas da própria vida, da própria existência.
   Escrever, como ler, são atos mágicos; como viver, recordar e aprender. As palavras, metáforas vivas, pensamentos materializados, estão ali, na leitura e na escritura sagrada que qualquer homem pode realizar, escrevendo a própria vida e o próprio destino, à semelhança de Deus que escreve homens e universos.
   Para o pensador González Pecotche, o pensamento tem um corpo, uma alma e um espírito. O corpo é a palavra escrita, a alma a falada e o espírito a impronunciada, essência oculta do pensamento que transcende a materialidade e transita na eternidade, consubstancial com o espírito humano, que é divino.
   O conhecimento pensamento sutil pode construir ou destruir, ampliar ou reduzir. Assim também a palavra, com suas luzes ou suas sombras. Metáfora viva ou morta, humana ou desumana, podendo nos fazer ascender às alturas do conhecimento ou mergulhar nas trevas da ignorância.
   A palavra, como o pensamento, pode unir ou desunir, construir ou destruir, eternizar-se ou sucumbir no esquecimento sob as lápides que sepultam o efêmero, a ignorância e as tradições.
   Que sejam as palavras, expressões vividas de nossos pensamentos, instrumentos criados por nós para urdir a paz e o entendimento, o conhecimento e a evolução, para que possamos viver neles e ali nos encontrar e reconhecer no futuro.


Nagib Anderáos Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário