Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Estudantes adaptam Kinect para fazer cirurgias


   Um grupo de estudantes da Universidade de Washington resolveu usar o Kinect – acessório com sensores e câmeras que permite jogar o Xbox 360 apenas com o corpo – para ser usado em cirurgias robóticas. A ideia é dar os médicos “force feedback” (sensibilidade mais próxima do real) ao usar os instrumentos da cirurgia robótica.
   Atualmente as ferramentas robóticas servem para realizar cirurgias menos invasivas. Médicos colocam pequenos tubos com instrumentos no corpo do paciente e os controlam por meio de joysticks, baseados em imagens gravadas por uma pequena câmera.
Até agora o cirurgião que utilizava robôs não tinha a sensibilidade real dos movimentos, o instrumento dentro do corpo do paciente poderia parar que o controle continuava funcionando. “O que estamos fazendo é dar a sensação de tato para dar informações ao médico”, disse o engenheiro elétrico Howard Chizeck, um dos responsáveis pelo projeto.
   Os pesquisadores escreveram um código que permitiu ao Kinect fazer um mapeamento tridimensional da parte do corpo operada e transmitir as informações ao médico. Se a ferramenta robótica atingir um osso, o controle usado pelo médico para de se movimentar. É possível inclusive definir limites no espaço para não atingir nenhum órgão vital.
   O Kinect foi escolhido pelos pesquisadores graças ao baixo custo do equipamento e à facilidade de adaptação. Antes disso, um sistema similar poderia custar em torno dos US$ 50.000, segundo a Universidade.
   A equipe espera tornar as cirurgias robóticas cada vez mais simples para serem realizadas em lugares mais remotos. A pesquisa deve ser publicada em breve. Enquanto isso, os sensores do Kinect precisarão ser reduzidos para o uso cirúrgico e a resolução do vídeo deve ser melhorada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário