Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Jetpack para voar sobre a água começa a ser vendido em março


Jetpack em ação

   Seu sonho de voar pode estar mais perto de ser realizar com o JetLev. O aparelho inventado por Raymond Li virou realidade e será comercializado a partir de março. Propulsionado por água, o equipamento pode fazer uma pessoa atingir até dez metros acima do nível da água e chegar a uma velocidade de 35 quilômetros por hora. Confira o vídeo acima:
   Li trabalhou dez anos no projeto do jetpack. “Ninguém havia tentando nada como isso antes. Foi difícil conseguir orçamentos para a fabricação do protótipo, levantar recursos, encontrar parceiros de desenvolvimento e lugares para fazer os testes”, diz.
   O motor e o combustível do JetLev ficam em um compartimento flutuante separado na água, assim o equipamento nas costas do usuário é mais leve do que outros tipos de jetpack. Uma mangueira transporta a água para cima e a pessoa controla a pressão com que o líquido é expulso para poder voar.
   Além das óbvias funções recreativas, o inventor do ‘jato’ vê várias aplicações futuras para seu equipamento. “Poderia ser usado em uma operação de busca e resgate, reparação e inspeção de estruturas marinhas, salva-vidas, contra incêndios e até [em operações de] manutenção da ordem”, diz Li.
    Por enquanto, o jetpack está exposto em uma feira anual de barcos na cidade alemã de Dusseldorf. Inicialmente, Li imagina que o JetLev estará disponível para uso recreativo em hotéis, agências de aluguel de equipamento e a qualquer um que possa pagar US$ 99.500 (R$ 166.800).

Nenhum comentário:

Postar um comentário