Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Britânicos desenvolvem satélites controlados por telemóvel


   Engenheiros britânicos, da Universidade de Surrey, estão a preparar-se para testar uma nova tecnologia – o STRaND-1 (Surrey Training, Research and Nanosatellite Demonstrator) –, um satélite com um ‘smartphone’ integrado. A novidade será lançada em orbita ainda este ano.
   O projecto está a ser desenvolvido pela empresa britânica «Surrey Satellite Technology Limited». O objectivo da companhia é como é que se comporta um telefone moderno em ambiente hostil.
   Segundo Chris Bridges, líder do STRaND-1, o telemóvel pode representar o satélite ideal, porque agregam uma série de componentes como sensores, câmara de filmar e fotografar, sistema GPS, Wi-Fi e rádio – são tecnologicamente avançados e constituem uma fracção do tamanho, peso e custo de componentes usados sistemas de satélite existentes.
   Os telemóveis poderão ser usados para controlar satélites. O aparelho, que irá rodar o sistema operacional do Google, Android, irá tirar fotos da Terra e controlar um satélite de 30 centímetros de comprimento.
   Será a primeira vez que um telemóvel é enviado para o espaço e ainda não está definido qual será o modelo do smartphone. O mais importante é saber “como irá funcionar” e "se der certo, tentar fazê-lo controlar um satélite”, disse Shaun Kenyon, responsável pelo projecto.
   No entanto, não são desenhados para serem enviados para o espaço, e por isso, um poderoso computador construído no SSC testará as medidas do telefone uma vez em espaço. A iniciativa faz parte do plano da companhia de encontrar tecnologias baratas que podem ser usadas para reduzir o custo de projectos espaciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário