Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Cientistas conseguem controlar computador com a mente


   O futuro distante parece estar mais próximo. Cientistas da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, conseguiram fazer com que seus pacientes controlassem o cursor de um computador apenas com o poder do pensamento.
   O grupo, liderado pelo Dr. Eric Leuthardt, usou uma técnica chamada eletrocorticografia (ECoG), utilizada para pesquisar as regiões do cérebro responsáveis pela epilepsia. No estudo, quatro pacientes, entre 36 e 48 anos, tiveram eletrodos implantados diretamente no cérebro para registrar os impulsos aos estímulos a que foram submetidos.
   Uma lista de palavras foi dada a este grupo, e cada palavra correspondia a uma ação para movimentar o cursor do computador. Pensar na palavra “ah”, por exemplo, movimentava o cursor para a direita. As palavras “ee”, “oo” e “eh” moviam o cursor para cima, para baixo e para a esquerda, respectivamente.
   Por meio dos sinais emitidos pelos eletrodos, que foram processados e armazenados em um computador, os cientistas concluíram que o cérebro é capaz de controlar o cursor com mais de 90% de precisão.
   “É emocionante e dá um pouco de medo pensar na leitura de mentes, mas existe um potencial incrível para as pessoas que não podem se comunicar”, disse Leuthardt, que prevê que a descoberta poderá ser aplicada para pessoas com mobilidade limitada ou que perderam a voz devido a uma lesão cerebral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário