Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

quarta-feira, 20 de abril de 2011

O maior fóssil de aranha já encontrado


 
   O maior fóssil da pré-história de uma aranha tecendo as teias, quando os dinossauros dominavam a Terra foi descoberto por cientistas.
   Suas características fossilizados foram perfeitamente preservadas por 165 milliões de anos atrás, que os peritos identificaram sua exata espécie e foram capazes de dizer que era uma fêmea adulta.
   O Golden Orb Weaver um gênero de aranhas, ela foi nomeado "Nephila  Jurassica", e é o maior fóssil de uma aranha que nunca foi encontrado.
   É aproximadamente o mesmo tamanho dos escendentes modernos, a aranha com um corpo de uma polegada e mais de meia polegada de largura, e pernas longas que se estendem para 6,35 cm.
   Ela viveu nas florestas do norte da China, quando o clima era muito mais quente e tropical do que hoje.
   Sua descoberta significa que "Golden Orb Weavers" ou 'nephilids', aranhas gigantes que podem crescer mais do que uma mão humana, e que continuam a prosperar hoje - são as aranhas de maior tamanho conhecidas pelo homem.
   O paleontólogo Paul Selden, Professor da Universidade de Kansas, disse que as fêmeas são as maiores aranhas vivas hoje, com um comprimento de até 5,08 cm e um palmo de perna 15,24 cm. Os machos são relativamente pequenos em comparação.
   Eles são comuns e espetacular 'habitantes' de regiões tropicais e subtropicais com fêmeas de tecelagem distintivo escala 1,524 m teias de seda amarela que brilham como ouro na luz solar. 
    Prof Selden, que relatou suas descobertas na revista da Royal Society Biology Letters, disse: "Aqui, nós descrevemos o maior fóssil de aranha conhecido: fêmea de Nephila Médio de Jurassic da China.
   O exame microscópico do sexo feminino revelou detalhes claros, incluindo as escovas de cerdas longas nas extremidades das pernas que são característicos de Golden Orb Weaver.

Um comentário: