Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

quinta-feira, 28 de abril de 2011

O melhor fotógrafo do ano

   O argentino Alejandro Chaskielberg ganhou o prêmio L'Iris D'Or de melhor fotógrafo do ano, dado pelo concurso Sony World Photography Awards, um dos mais prestigiosos prêmios de fotografia do mundo.
A entrega do prêmio ocorreu nessa quarta-feira, em Londres. A competição, que premia fotógrafos profissionais e amadores, atraiu em 2011 um número recorde de participantes - foram mais de 105 mil inscrições de 162 países.
   Chaskielberg ganhou o L'Iris D'Or com imagens de habitantes das ilhas do delta do rio Paraná, ao norte de Rosário, na Argentina. O rio passa por Brasil, Argentina e Paraguai. As imagens do argentino também ficaram em primeiro lugar na categoria 'Pessoas'.
Entre os fotógrafos amadores, o brasileiro Carlos Henrique Reinesch foi o vencedor na categoria 'Sorrisos', com a imagem de um homem amputado sorrindo enquanto vende fitas de Nosso Senhor do Bonfim, na Bahia.
   O presidente do júri do Sony World Photography Awards, Francis Hodgson, disse que os jurados não tiveram dificuldade em escolher as imagens do argentino Chaskielberg.
   "Estas imagens cuidadosamente direcionadas contam verdades sólidas - sobre trabalho pesado, comunidade e sobrevivência econômica marginal - de uma maneira esplendidamente alusiva", afirmou.
   Na competição profissional, as imagens foram divididas em 15 categorias separadas em três gêneros - Fotojornalismo e Documentários (categorias Atualidades, Questões Contemporâneas, Pessoas, Arte e Cultura, e Esporte), Belas Artes (Arquitetura, Retrato, Paisagem, Natureza Morta e Conceitual) e Comercial (Campanha, Viagem, Estilo de Vida, Natureza Morta e Moda).
   Já os amadores foram divididos em dez categorias: Ação; Após o Escurecer; Arquitetura; Arte e Cultura; Moda; Natureza e Vida Selvagem; Panorâmica; Pessoas; Sorrisos e Viagem.


A foto 'O Caçador' rendeu ao argentino Alejandro Chaskielberg o prêmio de fotógrafo do ano da Sony World Photography Awards 2011


A fotografia 'O Capitão', de Alejandro Chaskielberg, faz parte da série 'Maré Alta', que retrata moradores de ilhas no rio Paraná


A vencedora da categoria 'Arte e Cultura' retratou uma sessão de cinema em Maharashtra, na Índia


Esta fotografia de duas formigas se alimentando venceu na categoria amadora 'Vida Selvagem'


O brasileiro Carlos Henrique Reinesch venceu na categoria 'Sorrisos' com esta imagem de um vendedor de fitas de Nosso Senhor do Bonfim


A imagem de uma corrida de búfalos na Indonésia foi a vencedora geral entre os fotógrafos amadores


A foto vencedora na categoria profissional 'Paisagem' foi feita na Suíça


A foto de uma criança da minoria étnica Rohingya, perseguida em Mianmar, venceu na categoria 'Atualidades'


A fotografia 'Coexistência nº 1', feita em uma tribo na Etiópia, foi a vencedora na categoria 'Viagem'


Na categoria 'Esporte', o primeiro lugar ficou com a foto de uma competição de homens gordos na Etiópia

Nenhum comentário:

Postar um comentário