Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

terça-feira, 26 de abril de 2011

Não deixar para trás nenhuma formiga: A estratégia de sobrevivência notável de insetos tropicais que formam um conjunto (uma bolha) de vida para evitar afogamentos


   Quando você está tentando manter sua cabeça acima da água, a última coisa que você quer é que alguém se agarre á vocês.
   A menos que você seja a uma formiga, ou seja, quando se descobre que a melhor maneira de se manter à tona é o de ficar unidos.
   Cientistas revelaram como os insetos evitam afogamentos em massa nas florestas tropicais pelo apego um ao outro para formar enormes jangadas de seus corpos.


   A estratégia de sobrevivência notável pertence as formigas da América do sul, cuja suas casas na floresta estão sujeitas a inundações periódicas.
   Assim que a água começa a gotejar em seu ninho, as formigas entram em ação, evacuando sua casa e junto à deriva em bloco, à procura de terrenos mais elevados.


   Agora, cientistas norte-americanos mostram como elas fazem isso. Após a coleta de colônias de formigas "vermelhas" ao longo de estradas, em Atlanta, eles realizaram uma série de experimentos em repelência, empuxo da água e construção de habilidades e velocidade. 
   Usando fotografia em "câmera lenta" para acompanhar o que elas fazem, eles notaram que em alguns casos, levaram menos de dois minutos juntar-se em  'jangadas' flutuante.



   Cerca de 100 formigas são necessários para começar a formar um conjunto e em estado selvagem, as estruturas podem flutuar ao longo de semanas ou mesmo meses.
   A formiga "Vermelha, ou Solenopsis invicta, é nativa do Brasil, mas tem se arrastado para os estados do Sul dos EUA nos últimos anos e também fizeram o seu caminho para a Austrália.

Um comentário: