Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

terça-feira, 26 de abril de 2011

Chernobyl após 25 anos

   A Ucrânia marca nesta terça-feira os 25 anos do pior acidente nuclear da história, na usina de Tchernobil, em uma cerimônia com os presidentes ucraniano, Viktor Yanukovych, e da Rússia, Dmitri Medvedev.
   A explosão do reator 4 da usina de Tchernobil, em 26 de abril de 1986, matou pelo menos 30 pessoas de forma quase imediata e gerou uma nuvem radioativa que se espalhou pela Europa.
   Um grande número de pessoas, até hoje não determinado, morreu posteriormente por problemas gerados pela radiação ou tiveram graves problemas de saúde.



Desenho de criança, com aparência de alguém sob efeitos da quimioterapia, pode ser visto em parede próximo à usina de Chernobyl, em Prypiat, Ucrânia, onde há 25 anos ocorreu o pior acidente nuclear da história. Uma explosão liberou radiação 400 vezes maior do que a bomba atômica de Hiroshima. O desastre deixou milhares de doentes e contamina até hoje plantações e florestas.


Mosaico com jogadores de futebol na fachada do estádio abandonado da cidade de Chernobyl.


Reator 4 de Chernobyl onde ocorreu o acidente nuclear em 1986 e o "sarcófago" construído para conter o material radioativo


Máscaras de gás e bonecas de criança ainda são encontradas dentro de uma creche abandonada de Prypiat, onde autoridades e ambientalistas seguem apontando riscos de vazamento radioativo.


Brinquedos são vistos espalhados no chão de uma antiga creche na cidade abandonada de Prypiat, onde há 25 anos, foi lançada na atmosfera uma nuvem radioativa, que atingiu grande parte da Europa.


Máscaras de gás e bonecas de criança ainda são encontradas dentro de uma creche abandonada de Prypiat, onde autoridades e ambientalistas seguem apontando riscos de vazamento radioativo


Bonecas de crianças e máscaras de gás compõem cenário de salas abandonadas na cidade de Pripyat.


Em varanda de prédio abandonado, é possível observar o sarcófago sobre a usina de Chernobyl, que, após 25 anos do vazamento, ainda necessita de reforço na estrutura para conter a radioatividade



Máscara de gás e sapato estão expostos sobre mesa de creche na cidade abandonada de Prypiat, localizada na região onde, até hoje, crianças nascem com problemas de saúde devido à tragédia.


Veículos do exército utilizados no combate ao acidente nuclear de Chernobyl abandonados em campo de futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário