Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Telescópio detecta pela 1ª vez feixes de antimatéria acima de tempestades

Cientistas da Nasa detectam vigas de antimateria acima de tempestades da terra

   Cientistas da NASA, através do Telescópio FErmi , detectaram vigas de antimatéria produzidas acima de tempestades na Terra, um fenômeno nunca visto antes. Eles acreditam que as particulas de antimatéria formaram-se em um flash de raios gama terrestre (TGF) - explosões curtas que duram milissegundos e só conseguem ser detectadas por satélites que orbitam a Terra.
   Estima-se que cerca de 500 TGFs ocorrem diariamente em todo o mundo, porém a maioria não é detectada.
   "Esses sinais são a primeira evidência direta de que as tempestades produzem feixes de antimatéria", disse Michael Briggs, um membro do grupo de monitoramento de explosões de raios gama do Fermi, o GBM, na Universidade do Alabama.
   Quando a antimatéria colide com uma partícula de matéria normal, ambas as partículas são aniquiladas e imediatamente transformada em raios gama. O GBM detectou um sinal de raios gama com energias de 511 mil elétron-volts, um sinal que indica que um elétron encontrou seu oposto de antimatéria, um pósitron.
   Embora o grupo tenha sido projetado para observar eventos de alta energia no universo, ele também está fornecendo informações valiosas sobre esse estranho fenômeno na Terra. O GBM frequentemente monitora todo o céu e a Terra e com isso já pode identificar 130 TGFs desde o lançamento do Fermi em 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário