Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

terça-feira, 17 de maio de 2011

Veja as melhores ilusões de ótica do ano

Todo ano o Concurso da Melhor Ilusão de Ótica do Ano seleciona os trabalhos mais intrigantes de pesquisadores da área visual. Confira as ilusões que mais enganam nossos olhos:

1. Primeiro lugar: Pontos coloridos em movimento

Fixe os olhos no ponto pequeno e branco ao centro do círculo. No anel em volta, os círculos coloridos estão mudando de cor até que ele começa a girar, então, os pontos param de mudar de cor, certo? Na verdade, o movimento altera nossa percepção de cores, as bolinhas coloridas nunca param de trocar de tom. A ilusão foi criada por Jordan Suchow e George Alvarez, pesquisadores da Universidade Harvard.



. Segundo lugar: Padrões do cérebro


Nosso cérebro tente a agrupar objetos buscando algumas características semelhantes entre eles. Quando observamos os pontos mudando de tonalidade em um mesmo fundo, eles parecem se agrupar de uma maneira. No entanto, se trocarmos o fundo e mantermos exatamente a mesma mudança de cor dos pontos, eles parecem ser agrupados de uma maneira diferente. O trabalho foi feito por Arthur Shapiro, da Universidade Americana, em Washington DC (EUA).



3. A mágica de Harry Potter


Outro concorrente que não venceu, mas não menos intrigante, é a ilusão da miniatura de Harry Potter. Quando os bonecos se aproximam parte deles parece se fundir com o outro. Isso acontece porque nosso cérebro interpreta, cor, movimento e outros elementos visuais de maneira diferente. A ilusão foi criada por Arthur Shapiro e Gideon Caplovitz da Universidade Americana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário