Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Luna, o robô mais próximo dos Jetsons


Luna - 1st Run

   Não, ainda não inventaram a máquina que vai passar roupa e buscar uma bebida para você, mas estamos próximo disso. Isso porque cada pessoa tem uma necessidade doméstica, e até então os robôs eram feitos com sistemas fechados, feitos para fazer uma ou outra coisa. Já vimos o robô em formato de cachorrinho que aspira a sua casa, ou robôs que funcionam como animais de estimação, mas não havia surgido nada como esse robô aqui, que na verdade é "uma" robô: Luna. A diferença é que ela é open source, e deve movimentar um mercado de aplicativos que vão personalizá-la. Ela será lançada no final do ano e custará US$ 3 mil.
   Com 1,57cm e uma tela de lcd no lugar do rosto, Luna tem o dom da "telepresença", ou seja transmite e recebe som e vídeo em tempo real, através da internet. Mais dados técnicos: tem processador de 2 GHZ, cartão de memória de 8gb (expansivel para 32gb), wifi, camera de 8 megapixel, três microfones, caixas de som, sensores nas rodas e sensor 3d (igual ao kinect). A bateria dura entre quatro e oito horas e ela pesa 30 kgs, mas é portátil através de uma alça que permite que se levante o robô de forma fácil.
   A criação é festejada porque é uma plataforma que revolucionará o modo como usamos robôs (é comparada ao lançamento do iphone, justamente por essa personalização). A ideia é usar o robô para coisas mais importantes que apenas aspirador de pó. Esse protótipo foi pensado para gerar segurança, hospitalidade ou qualquer outra coisa que ainda não foi inventada!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário