Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Falar Sem Pensar


Um pequena ajuda a um amigo


Cresci em uma vizinha de poucos recursos, propicia ao culto da ajuda divina, choros e reza, as escassez de oportunidades, da ajuda dos eleitos diretos pelo povo, do abondona familiar, da tragedia familiar, das estatisticas da criminalindade social.
Sempre muito simples de chinelo andando pelas ruas de pedra, que a noite se via mais o brilho da lua.
As pessoas que lá vivem acordam sempre com o galo, sem luz para ver a claridade do dia, mas tudo bem já faz tanto tempo que elas já não se importam mais, e continua sua saga na espera de todo dia cinco de cada mês.


As crianças de lá estão acostumadas a ficarem sozinhos em casa, e de brinquedos feitos "artesanalmente" que já poderiam dar um diploma de arquiteto, infelizmente apenas o primeiro grau no currículo fica de amostra para os futuros empregos.


Na adolescência as loucuras aumentam, na medida que as substâncias são conhecidas gradualmente, fazendo assim um verdadeiro "alquimista" juvenil, quem sabe mais uma dose para poder encarar o dia.
Os anos vão passando junto com as novas descobertas que em geral são feitas sobre risco, isto não vai dar certo!, os heróis dos filmes americanos de ação, viram personagens reais, claro sem os efeitos especiais, os dublês nem sempre estão disponíveis para cena de ação.


Os caminhos são muitos, nem sempre claros e com indicação de qual certo a seguir, por conta e risco, vá  e viva intensamente tudo, você será o resultado dele. Quanta gente se perdeu neste caminho cego e confuso outros poucos se salvaram e conseguiram se guiar, falta de oportunidade não pode ser desculpe, ou pelo menos não serve na hora de pagar sua divida com a sociedade ou o mundo.


Difícil mesmo é conseguir alguém para confiar neste cenário, alguém que fique bem de pertinho mesmo, alguém para confidenciar segredos, ou dividir emoções e sensações, tudo que se vê é um busca por quantidade, "quanto mais melhor", qualidade e fidelidade são palavras para se apreender futuramente, não combina com a geração que toda década leva algum nome esquisito para identifica-lá, a liberdade individual foi uma grande conquista, junto com a liberação feminina de todas correntes de julgamento, porém se perdeu a cumplicidade e a paciência de uma vida conjunto foram separadas de todos os relacionamentos dos adultos conteporâneo.


Nunca deixei de cumprimentar qualquer um que conheça desde que você uma pessoa próxima a mim, é que esteve ao meu lado me fazendo bem, os amigos perdidos, que são muitos! Sempre quis ao meu lado, pessoas que me agregassem, mesmo que elas estivem caminhando em uma estrada diferente que a minha. Aqueles que me pedem ajuda, estendo a mão, mas não para comprar remédios que aliviem momentaneamente a dor, não adianta pedir, já sei que logo queira mais e mais.
Se conselho fosse bom, não se dava se vendia! Mas como negar um pedido de ajuda, um conselho sobre o que fazer, qual melhor saída. Quem sou eu para saber todas respostas, deixo bem claro que apenas posso dizer um possibilidade, que terá que ser avaliada, pois será de sua inteira responsabilidade o resultado.


A muito que dizer em uma conversa a tarde, das lembranças de criança,  as peripécias de adolescente, conversar horas sem parar, jogar conversar fora, ouvir algo, contar alguma coisa que te esteja angustiando, quem sabe apenas discutir planos futuros. Será uma tarde maravilho, pois nós agora adultos, podemos dizer o que pensamos um do outro, a fase de aprendizado, que durá toda vida já deu seu inicio, e a fase pré matura já passou, agora eu posso te dar um pequena ajuda, já tenho recursos em minhas mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário