Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

quarta-feira, 18 de maio de 2011

O mundo dos burocratas

O fotógrafo holandês Jan Banning retratou o ambiente em que trabalham funcionários públicos de oito países no llivro 'Bureaucratics'. Na foto acima, Rodolfo Villca Flores, supervisor-chefe de mercados e serviços sanitários de Betanzos, na Bolívia.


Banning disse que se sentiu atraído pela ideia de fotografar o modo como o estado se apresenta a seus cidadão: "A burocracia é uma vitrine do Estado". A imagem mostra o oficial do policial Rudy Flores, em seu escritório no Texas, Estados Unidos.


Segundo o fotógrafo, os países do projeto foram escolhidos por representarem ideias políticas. Acima, Sushma Prasad, escriturária assistente na sede do governo do estado de Bihar, na Índia. Ela foi contratada depois que seu marido, que trabalhava no mesmo departamento, faleceu.


Harsh Deo Prasad (foto) é o administrador da vila de Tehta, no Estado de Bihar. Seu trabalho é informar os fazendeiros locais sobre o uso de fertilizantes, a irrigação e outros modos de aumentar a produção. Banning diz que a Índia foi escolhida por ser a maior democracia do mundo, pelo tamanho da população. Foto: Jan Banning (www.janbanning.com)



O fotógrafo diz que as imagens da burocracia são um retrato da organização geral de cada país. Na imagem, a russa Marina Nikolayevna Berezina, secretária do diretor do departamento de finanças da província de Tomsk, na Sibéria. Antes de ocupar o cargo, ela foi cantora e diretora de um coral. Foto: Jan Banning (www.janbanning.com)



De acordo com Jan Banning, oferecer empregos burocráticos era uma forma de resolver problemas entre o Estado e chefes tribos poderosas no Iêmen. Acima, Nadja Ali Gayt é uma conselheira no centro de educação para mulheres da zona rural do governorado de Sana, dentro do Ministério da Agricultura iemenita. Foto: Jan Banning (www.janbanning.com)



Roger Vacher (foto) é um agente de narcóticos da polícia na região Avergne, na França. O fotógrafo diz que a parte mais difícil de todo o projeto foi conseguir autorização para fotografar os funcionários públicos: 'Ninguém sabia como conseguir as autorizações'. Foto: Jan Banning (www.janbanning.com)



Banning conta que sempre se interessou por questões relacionadas ao poder do Estado. Na foto, Cui Weihan (à esq.) administrador da vila de Cui, e Cui Gongli (dir.) secretário do partido comunista na vila, que tem 2.300 pessoas e fica na província de Shandong. Foto: Jan Banning (www.janbanning.com)



Na Libéria, Banning observou que muitos dos funcionários ocupavam os cargos na esperança de receber algum dinheiro para sobreviver, após a guerra civil. Acima, o tenente Samuel P.S. Kollie, chefe de uma delegacia de trânsito. Ele não tem carro e, às vezes, vai ao local de um acidente com um táxi pago pela pessoa que o chamou. Foto: Jan Banning (www.janbanning.com)



Além do livro, as imagens percorrem o mundo em exposições. Em de julho a agosto de 2011, estarão em San Juan e depois em Neuquen, na Argentina. Na imagem, Henry Gray comissário em River Gee, na Libéria. Durante a guerra civil, seu escritório foi completamente destruído. Ele não tem orçamento e deve dois anos e salário aos funcionários. Foto: Jan Banning (http://www.janbanning.com/)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário