Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Roma ascensão e queda "gravado em árvores"


   Um extenso estudo dos anéis de crescimento das árvores diz que pode haver uma ligação entre a ascensão e queda de civilizações do passado e mudanças repentinas no clima europeu.
   Uma equipe de pesquisadores basearam suas conclusões em dados de 9.000 artefatos de madeira dos últimos 2.500 anos.
   Eles descobriram que os períodos de Verões quentes e húmidos coincidiu com a prosperidade, enquanto a turbulência política durante períodos de instabilidade do clima.
   Os resultados foram publicados online pela revista Science .
   "Olhando para trás á 2.500 anos, há exemplos em que as alterações climáticas tem impactado na história humana", co-autor Ulf Buntgen, um paleoclimatologista no (Swiss Federal Research Institute for Forest) Instituto Suíço de Investigação para a Floresta, disse ao site Science.

O registro dos anéis de crescimento das árvores

   A equipe aproveitou um sistema utilizado para datar o material desenterrado durante as escavações.
   Distintos da seca no terceiro século em paralelo com um período de grave crise do Império Romano do Ocidente.
  "Os arqueólogos têm desenvolvido a cronologias dos anéis de crescimento das árvores da Europa Central que cobrem quase todo o Holoceno e as usaram como artefatos, raízes das árvores, prédios históricos, obras de arte e mobiliário antigo", disseram.
   A cronologias dos carvalhos vivos e as relíquias, podem refletir diferentes padrões de precipitação no verão e na seca."
   A equipe examinou como as condições meteorológicas ao longo dos últimos dois séculos de vida afetaram o crescimento dos anéis das árvores.
   Durante boas safras, quando a água e os nutrientes estão em abundância, as árvores formam anéis largos, com as suas linhas relativamente distantes.
   Mas, em condições desfavoráveis, como em secas, os anéis de crescimento têm a formação muito mais apertadas.
   Os pesquisadores então usaram esses dados para reconstruir os padrões climáticos anuais dos anéis de crescimento nos artefatos preservados.
   Uma vez que eles tinham desenvolvido uma cronologia que remonta ao longo dos últimos 2.500 anos, eles identificaram uma ligação com níveis de prosperidade nas sociedades passadas, como o Império Romano.
   Chuvas e Verões quentes ocorreram durante os períodos de prosperidade romana e medieval. Variabilidade climática Maior 250-600 dC coincidiu com o desaparecimento do Império Romano do Ocidente e da turbulência do período de migração", relatou a equipe.
   Dr Buntgen explicou: "Estamos cientes desses conjuntos de dados são super-grandes, e nós os reuniu e analisou-os em uma nova forma de obter o sinal do clima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário