Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

quinta-feira, 31 de março de 2011

Robôs voadores fazem malabarismo em equipe



   Os mestres dos robôs que voam parecem ter um senso de humor interessante. No vídeo abaixo, você pode observar dois quadcopters, robôs voadores com quatro hélices, jogando bola um para o outro, tudo graças a um software desenvolvido pelo engenheiro Sergei Lupashin em Zurich, na Alemanha.

As máquinas não conseguem equilibrar a bola perfeitamente. Eles deixam a bola cair muitas vezes, mas a equipe de Lupashin está constantemente aperfeiçoando o sistema e testando sua máquina em uma área de voo.
   A posição dos helicópteros e da bola são monitoradas por câmeras e transmitidos a um computador. O software calcula a trajetória da bola e como as duas máquinas devem se movimentar para manter a bola no ar. Em seguida, envia os comandos para os helicópteros, que voam sem o controle humano.
   De acordo com Lupashin, fazer com que os robôs acertem a bola é difícil porque eles usam as raquetes presas ao centro de gravidade. Para cada acerto, eles têm de mover toda a estrutura na posição correta. "Imagine jogar tênis e tentar acertar a bola com a raquete presa ao seu peito. Esse é o equivalento humano ao que o robô está fazendo", explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário