Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

quarta-feira, 23 de março de 2011

Projeto de carro do MIT deve chegar às lojas em 2014




   Desde que o CityCar, projetado no Massachusetts Institute of Technology (MIT), ganhou fama ao ser nomeado a melhor invenção de 2007 pela revista Time, muita coisa aconteceu. O mundo mudou e os veículos elétricos ficaram mais populares porque a gasolina ficou mais cara e as pressões para uma economia mais verde cresceram. Além disso, planos de estímulo de energia limpa foram lançados e legisladores e consumidores estão cada vez mais alertas sobre os problemas da mudança climática.


   Agora, com o apoio de financiadores públicos e privados, a universidade americana planeja colocar o CityCar nas ruas das grandes cidades em breve. O CityCar é menor e mais simples que os automóveis tradicionais e, em princípio, muito mais econômico para a fabricação. Com motor elétrico de baixa emissão, ele ocupa pouco espaço e consegue levar apenas dois passageiros.
   Ryan Chin, pesquisador do MIT, afirmou na última semana que a universidade conseguiu, nos últimos 4 anos, desenvolver praticamente todos os principais elementos do carro, incluindo o mecanismo de compactação, o sistema de controles e o motor eficiente. Segundo Chin, o sistema de baterias também evoluiu e agora o carro ficou mais leve e pode percorrer distâncias maiores.
   Desde 2010, os desenvolvedores do CityCar estão trabalhando com a empresa espanhila DenokInn, com suporte do governo da Espanha, investidores privados e bancos, para produzir o primeiro protótipo de veículo e, depois, aumentar a escala de produção para vender o carro elétrico ao público. Segundo Chin, o primeiro protótipo oficial deve ficar pronto até o fim deste ano e o CityCar deve estar circulando pelas ruas dos EUA a partir de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário