Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Uso constante de GPS pode prejudicar memória


    Estudo canadense sugere que capacidade do cérebro pode ser prejudicada com uso frequente de gadget. O estudo da Universidade de McGill, no Canadá, sugere que o uso frequente do sistema de localização via satélite pode causar problemas de memória e orientação espacial.
   O estudo, publicado no PhysOrg.com, considerou duas das maneiras mais comuns das pessoas se localizarem. A primeira delas é quando a pessoa busca pontos de referência para a construção de mapas mentais. A outra, chamada de estímulo-resposta, é uma espécie de piloto automático, quando uma pessoa usa repetidamente o mesmo caminho ou opta por rotas conhecidas e acaba fazendo quase sem pensar – esta forma é semelhante ao uso do GPS.
   Os participantes da pesquisa – adultos mais velhos que usavam GPS e que não faziam uso do aparelho - navegaram por labirintos virtuais enquanto o cérebro passava por uma ressonância magnética. Os mais jovens preferiram método de navegação espacial, já os mais velhos preferiram o processo de estímulo resposta, semelhante ao que acontece com o GPS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário