Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Falar sem pensar


Uma guerra entre forças

   Estamos todos assistindo a uma batalha entre poderes, de uma lado o estado de outro o poder paralelo, este guerra que já dura anos, vem sendo travada entre pessoas que são usadas e usam o crime como forma de sustento em um país de desigualdade.
   O poder paralelo por muitas vezes usa de forma cruel para calar seu opositores ou para manter o medo aos cidadões dos lugares onde se escondem. Usando como escudo os moradores e aliciando menores a entrar nestes grupos selando a corrente do"mal".
   O estado por diversas vezes usado em prol dos interesses pessoais dos funcionários e representantes públicos, durante anos os moradores foram abandonas em meio ao sistema corrompido, sendo excluídos do direito a liberdade e assim não acreditando no estado do "bem".
   As drogas estão no meio dessa violência que apenas aumenta a cada dia que passa, não é o único causador deste caos no sistema publico, porque não apenas da venda de drogas que se sustenta o crime organizado. Os usuários de drogas estão diretamente relacionados neste problema social, contribuindo com a parcela de financiamento ao trafico, mas não e justo culpar os usuários, porque eles estão em toda parte desde ricos e pobres, policias, bandidos, governantes e outros tantos usam droga. Não podemos apenas enfrentar isto usando a repressão policial, devemos usar o sistema publico de saúde com tratamentos e campanhas, mas isto e outro assunto e não adianta falar nisto agora.
   A esperança neste momento invadiu o coração de quem sofre de perto durante anos está violência, pessoas com olhar diferente a ação do estado, e o estado tentando iniciar uma luta que durante anos havia apenas sofrido derrotas, pois não havia uma ação organizado pelos representantes do povo.
   Não se pode achar que apenas fazendo repressão policial vai se acabar com o problema, a violência começa em nossas casas passando pelas nossas escolas, e atingindo os palácios dos governos, esta ideia de sociedade excluindo os menos favorecidos dos principais meios de crescimento pessoal e profissional, não deixando outra caminho do que o envolvimento com o crime.
   Cada individuo tem a chance escolher, é claro sabemos disto,quem se envolve e por sua livre escolha, agora com um sistema educacional digno podemos resgatar vários indivíduos para uma vida digna de trabalho e crunstrução pessoal que certamentamente e o caminho que países civilizados e de primeiro mundo tiveram que caminhar.
   O Brasil alcançará um patamar de primeiro mundo no dia em que não apenas formamos trabalhadores para os mais favorecidos e sim cidadões que tem direitos e deveres em nossas sociedades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário