Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Nasa confirma o mais jovem buraco negro já observado


Video da formação 


   Após um suspense que demorou uma semana, cientistas da agência espacial americana, Nasa, anunciaram ontem que os restos da supernova SN 1979C é o mais jovem buraco negro existente em nossa vizinhança. A afirmação acontece depois de 22 anos de observação, confirmada agora com auxílio de uma rede de telescópios espaciais.
De acordo com os pesquisadores, o mais jovem buraco negro tem apenas 30 anos desde que se formou. O objeto foi criado a partir da explosão supernova observada em 1979, a 50 milhões de anos-luz da Terra, no interior da galáxia M100.
   A descoberta foi possível através de dados coletados entre 1995 e 2007 pelos satélites Chandra e Swift, da Nasa, XMM-Newton, da agência espacial europeia e Rosat, da agência espacial alemã. As observações revelaram uma intensa fonte de raios-x que se manteve estável durante todo o período de estudo, sugerindo que o objeto é de fato um buraco negro alimentado pelo material atraído da supernova ou de uma estrela companheira que também sucumbiu.
   "Se nossa interpretação estiver correta, este é testemunho mais recente do nascimento de um buraco negro", disse o autor do trabalho Daniel Patnaude, ligado ao Centro Harvard-Smithsonian para Astrofísica, em Cambridge.
    Os cientistas acreditam que SN 1979C, descoberto por um astrônomo amador em 1979, se formou quando uma estrela com cerca de 20 vezes a massa do Sol desmoronou sobre si mesma.
  
Diferença
  
   Diversos buracos negros jovens, em várias partes do Universo, já foram detectados previamente na forma de um intenso pulso de raios gama (GRB). No entanto, SN 1979C é diferente. Além de estar muito mais próximo, o objeto pertence a uma classe de supernovas improvável de produzir GRBs. Modelos teóricos mostram que a maioria dos buracos negros se forma após o colapso de uma estrela, mas sem produzir qualquer pulso de raios gama.
   Segundo o coautor do trabalho, o astrofísico Abraham Loeb, também do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica, essa pode ser a primeira vez que um modo comum de se formar um buraco negro foi observado. "É muito difícil de detectar esse tipo de nascimento, já que são necessárias décadas de observações no espectro de raios-X", disse Loeb.
   A ideia de um buraco negro com uma idade observada de apenas 30 anos é consistente com diversos trabalhos teóricos recentes. Em 2005, uma teoria mostrava que o brilho de SN 1979C no espectro visível era alimentado por um jato de partículas incapaz de penetrar o envelope de hidrogênio da estrela e produzir o pulso de raios gama, o que se confirma as observações atuais.


Nebulosas pulsar do vento

   Apesar das evidências apontarem para a formação do buraco negro a partir do que restou de SN 1979C, outra possibilidade é que a emissão de raios-x observada pelos satélites seja proveniente de uma jovem estrela de nêutrons com intensos "ventos" de partículas altamente carregadas. Se essa teoria for confirmada, SN 1979C seria então a mais jovem e brilhante "nebulosa do pulsar de vento" e também a mais jovem estrela de nêutrons conhecida. A nebulosa do Caranguejo é o exemplo mais conhecido desse tipo de objeto, localizado a 950 anos-luz da Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário