Como ocorre hoje em dia com as propagandas de bebidas alcoólicas o Brasil torna-se o primeiro país a seguir as recomendações da Organização Mundial da Saúde, de maio de 2010, para diminuir o impacto do marketing de alimentos sobre as crianças (o público mais suscetível aos comerciais em geral, responsável por cerca de 80% dos produtos adquiridos pelos pais).
Os avisos chamarão atenção sobre o excesso de açúcar, sódio, gordura saturada ou trans, baixo teor nutricional e adição de cafeína, taurina, glucoronolactona ou qualquer substância que atue como estimulante no sistema nervoso central.
A medida afeta todas as veiculações do produto, dos comerciais às amostras grátis. Na TV, o protagonista do comercial deve dar o alerta; no rádio, cabe ao locutor. Quando se tratar de material na internet, a divulgação deve ter o comunicado exibido de forma permanente e visível, junto com a peça publicitária.
As informações devem seguir um modelo de acordo com o componente usado. Alguns exemplos citados pela Anvisa:
Açúcar: “O (nome/marca comercial do alimento) contém muito açúcar e, se consumido em grande quantidade, aumenta o risco de obesidade e de cárie dentária”.
Gordura saturada: “O (nome/marca comercial do alimento) contém muita gordura saturada e, se consumida em grande quantidade, aumenta o risco de diabetes e de doença do coração”.
Gordura trans: “O (nome/marca comercial do alimento) contém muita gordura trans e, se consumida em grande quantidade, aumenta o risco de doenças do coração”.
Sódio: “O (nome/marca comercial do alimento) contém muito sódio e, se consumido em grande quantidade, aumenta o risco de pressão alta e de doenças do coração”.
Se o alimento tiver substâncias em conjunto, deve ser dado o alerta cumulativamente em relação aos nutrientes: “O (nome/ marca comercial do alimento ou conjunto) contém muito (a) [nutrientes que estão presentes em quantidades elevadas], e se consumidos(as) em grande quantidade aumentam o risco de obesidade e de doenças do coração”.
As empresas têm 180 dias para adequação as novas medidas.
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