Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Tecnologia australiana a laser vai rastrear lixo espacial da Terra

Vista do espaço lixo espacial em torno da terra

   Um sistema de rastreamento eficiente diminuiria o risco de colisão de qualquer pedaço desse lixo espacial com naves e satélites ao redor do globo. Os restos deixados por foguetes e satélites apresentam perigo, pois se movimentam em alta velocidade chegando a 30 mil quilômetros por hora.
   A empresa australiana garante que a nova tecnologia a laser é capaz de localizar até mesmo os destroços pequenos de apenas 10 centímetros de diâmetro e ainda prever se os objetos vão colidir com outros.
   Craig Smith, chefe executivo da empresa, explica que a tecnologia é baseada em um avançado sistema de radares avaliado em US$ 3,5 milhões, financiado pelo governo.

Chances de Colisão

    Mesmo com tantos objetos no espaço, as colisões entre satélites ainda são raras e as órbitas dos artefatos são bem conhecidas. Quando os caminhos dos objetos podem se cruzar, as autoridades que controlam os satélites podem agir de modo a impedir o choque, como ocorreu três vezes em maio de 2009.
    Na ocasião, satélites de sensoriamento remoto precisaram ser desviados para impedir que se chocassem contra os restos de um foguete espacial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário