Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Onze obras de arte inspiradas pela ciência

De esculturas a música, a ciência vem influenciando artistas durante séculos. Abaixo mostro alguns dos maiores exemplos

Em nome do progresso científico: Joseph Wright do Experimento 1768 pintura Derby, com uma bomba de ar tipifica Iluminismo pesquisas Arte
Uma homenagem ao fascínio humano com a morte, Joseph Wright da pintura atmosférica Derby retrata um cientista "viajando" re-criando uma das famosas experiências de Robert Boyle, em que uma criatura (neste caso, uma pássaro branco) foi colocada em uma embarcação acompanha a uma bomba de vácuo e privado de oxigênio até que ele expirou. Até o momento Wright pintou o quadro, o experimento foi popular com showmen itinerante. A pintura foi um dos primeiros a retratar um assunto científico em tom reverente anteriormente reservado para importantes cenas históricas ou religiosas.

Quantum Cloud pelo escultor Anthony Gormley - Londres
Antony Gormley trabalho centrou-se sobre o corpo humano por 30 anos. Quantum Cloud não é diferente. Tem 30m de altura, 16m de largura e 10m de profundidade, a quem olha, essencialmente, como um rabisco grande. Uma combinação triunfante da arte e da tecnologia, é formado a partir de comprimentos aleatoriamente orientadas de aço que se condensam para formar um corpo. O trabalho foi inspirado por uma observação feita por Basil Hiley, um físico quântico, que "a álgebra é a relação de relações".

Frankenstein UNIVERSAL / THE KOBAL COLLECTION
É uma das parcerias mais representativo do horror popular, o cientista maluco e seu assistente mal construídos nasceram de hubristic Mary Shelley, Dr. Frankenstein e sua descendência "hediondo". A nova ciência a eletricidade foi avançando rapidamente e Shelley usou-o como o principal componente do médico , e de outra maneira um pouco nebulosa para o método para dar vida a partes do corpo que compunham o seu monstro. O romance leva o subtítulo pouco conhecido "O The Modern Prometheus", uma referência para os grandes riscos colocados pela galopante Revolução Industrial.

David de Michelangelo Buonarroti
Ele tem, por assim dizer, uma das maiores figuras do Renascimento. Davi, esculpida por Michelangelo Buonarroti, deve a sua perfeição física, tanto para o italiano, o interesse em anatomia (ele mergulhou cadáveres de um hospital em Florença) quanto à sua genialidade artística. De acordo com o biógrafo da artista, Ascanio Condivi: "Ele trabalhou em tantas anatomias humanas que aqueles que passaram a fazer parte na sua vida, e fez dela sua profissão mal sabem como ele faz." 

Charles Laughton na vida de Bertolt Brecht "de Galileu.
Jogo de Bertolt Brecht explora a responsabilidade social dos cientistas. O verdadeiro conto de apoio de Galileu para o sistema solar, seu interrogatório posterior pela Igreja e sua retratação, fala através das idades do valor e do risco de desafiar a opinião. É muito precisas, apesar de sua filha nunca foi contratado, pelo contrário, ela foi enviado para um convento em 13. Presumivelmente, assim que seu pai poderia stargaze em paz.

Sr. Tom Stoppard, dramaturgo.
Os trabalhos de Tom Stoppard, através de uma série de elementos científicos. O jogo, criado em 1809 e do presente, explicita a entropia através da matemática ingénua Thomasina, enquanto a teoria do caos é mais implícito no desenvolvimento do enredo. A peça termina com os personagens de ambas as eras valsando no palco, o padrão de uma dança altamente ordenada emergentes de uma colisão mais caótica de vezes.

Icarus na borda do Tempo
Reformulação Brian Greene do conto tem Icarus direção de um buraco negro ao invés do sol Lançado inicialmente como um livro, é agora um concerto multimédia, com uma pontuação de Philip Glass e uma orquestra no reboque.

Olivier Messiaen (1908-1992), pedagogo e compositor francês. Março de 1952. Roger Viollet / Getty Imagens
Em meados de 1900 compositores avant-garde fazem experiências com métodos altamente matemáticos da organização de ritmos e passos de nota. Olivier Messiaen foi um pioneiro tal, e sua obra para piano "Quatre Études de Rhythme" mostrou como a música pode ser fundido com um novo vigor inspirado matemática. Neste caso, as células rítmicas vêm de números primos, que, por definição, não são divisíveis por tempo assinaturas tradicionais (ou seja, 04/03 ou 04/04).

Esta coisa das Trevas por Harry Thompson
 Rastros brilhantes Harry Thompson revela a relação entre Charles Darwin e Robert FitzRoy, capitão do Beagle. Sua amizade sopra quente e frio como as teorias de Darwin desafio vistas FitzRoy do mundo. Este ambicioso, o livro de leitura traz um momento importante na história da ciência para a vida viva.

Copenhaga, de Michael Frayn Donald Cooper
Os físicos Niels Bohr e Werner Heisenberg eram amigos e colegas que ajudaram a desenvolver a bomba atômica. Mas a Segunda Guerra Mundial colocou em lados diferentes. Tocar Michael Frayn retrata o encontro de 1941 em Copenhagen, onde discutiram as responsabilidades morais dos cientistas e as implicações da guerra.

Nuvens escuras passar um templo Parthenon semi-iluminado em cima da antiga Acrópole Hill / Atenas Petros Giannakouris
O templo grego antigo é um dos edifícios mais agradável esteticamente do mundo. Mas isso não é só para baixo para designe inteligente a matemática está envolvida também. O arquiteto, Phidias, baseou-se na relação de ouro "ao criar a obra-prima. Este valor (1,6, a proporção mais bonito o comprimento e a largura) ajudou a determinar o tamanho, forma e posição de suas colunas e esculturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário