Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Incentivo dos torcedores aumenta rendimento do jogador durante partida


Camisa Vemelha

   Pesquisa mostra que níveis de testosterona aumentam em 36% quando a torcida ‘empurra’ o time, uma pesquisa realizada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) mostram que o incentivo dos torcedores durante uma partida de futebol aumenta o rendimento dos atletas.
   Apresentado em abril, no XIX Congresso Latinoamericano de Bioquímica Clínica, o estudo avaliou os níveis de testosterona salivar de dez jogadores de times amadores de futsal, com idades entre 19 e 26 anos, e que possuíam uma relação de coleguismo. Os jovens disputaram duas partidas de vinte minutos cada em dias diferentes, mas no mesmo horário e em um mesmo ginásio. Na primeira delas, ambos os times não receberam nenhum tipo de incentivo do banco de reservas e dos torcedores – as arquibancadas estavam vazias. Na segunda, os atletas foram empurrados pela torcida e pelos colegas do banco.
   Nos dois jogos, os pesquisadores recolheram saliva dos jogadores antes do início das partidas, aos dez minutos e aos vinte minutos. A análise das amostras revelou que no confronto em que os jogadores foram incentivados houve um aumento médio de 36% do nível de testosterona salivar. “A testosterona aumenta o rendimento muscular, protege contra lesões e deixa o jogador mais agressivo e com mais ‘raça’”, diz Sérgio Siqueira, professor da PUC e um dos coordenadores do estudo. O pesquisador lembra, porém, que esse aumento não significa garantia de vitória na partida. “O time incentivado perdeu o jogo”, conta. “De qualquer forma, conseguimos mostrar, do ponto de vista científico, que o incentivo traz vantagens para os jogadores.”
   Agora, ele e sua equipe pretendem repetir a experiência com jogadores amadores e realizá-la, pela primeira vez, com atletas profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário