Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

quinta-feira, 8 de julho de 2010

A ilha brasileira mais distante do continente


   São as ilhas do arquipélago de Trindade e Martim Vaz, localizado no meio do oceano Atlântico, ele fica a 1 167 quilômetros de Vitória, a capital capixaba, e a aproximadamente 2 400 quilômetros do continente africano. São desabitadas, à exceção de uma guarnição de 32 militares da Marinha Brasileira, que têm sua base na Ilha da Trindade.
   De barco, a viagem até lá dura dois dias. O arquipélago é constituído por duas ilhas principais (Trindade e Martim Vaz, como diz o nome) separadas entre si por 49 quilômetros.
   O arquipélago foi descoberto em 1501 pelo navegador português João da Nova. Durante um curto período (de 1890 a 1896), essas ilhas foram ocupadas por tropas britânicas.
   Ponto mais oriental do Brasil, Trindade e Martim Vaz formam com Fernando de Noronha, atol das Rocas e São Pedro e São Paulo os quatro arquipélagos oceânicos nacionais – as ilhas oceânicas são aquelas que são as pontas de cadeias de montanhas submarinas que emergiram e não têm nenhuma ligação com o continente, ao contrário das ilhas continentais, que são próximas da costa e estão ligadas a ela pela plataforma continental. “Ao longo dos 8 mil quilômetros da costa brasileira, existem por volta de mil ilhas marítimas continentais”, afirma Sílvio Barone, coordenador do Instituto Ilhas do Brasil.
   Ilhas de Martim Vaz É um conjunto de ilhas formado pela ilha principal (Martim Vaz, com altitude máxima de 175 metros), duas ilhotas íngremes e inacessíveis (a Ilha do Norte, com altitude máxima 65 metros, e a Ilha do Sul, com 122 metros de altitude máxima) e vários rochedos menores, como Rochedo Agulha, espalhados a 48 km a leste de Trindade, perfazendo uma área total de 0,3 km² (30 hectares).
        
  
   Ilha de Trindade Brasão de Armas do proclamado "Principado da Trindade" (1895).Trindade é uma ilha vulcânica na costa do Estado do Espírito Santo, Brasil, que junto com Martim Vaz forma um arquipélago. Com 9,2 quilômetros quadrados de área, o seu território está compreendido no município de Vitória. Encontra-se a 1.167 quilômetros de distância do continente.

4 comentários: