Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Entendendo Aquiles


   Tendão calcâneo ou tendão de Aquiles é um tendão da perna posterior. Existem 4 lesões diferentes que na verdade, podem ser vistas como 4 estágios evolutivos da mesma patologia, Sendo a tendinite estágio inicial.

 

   Segundo a mitologia grega, o herói Aquiles tinha um único ponto vulnerável em seu corpo. Aquiles na mitologia grega foi um herói da Grécia, um dos participantes da Guerra de Tróia e o personagem principal e maior guerreiro da Ilíada, de Homero.
   A lendas que afirmavam que Aquiles era invulnerável em todo o seu corpo, exceto em seu calcanhar e sua morte teria sido causada por uma flecha envenenada que o teria atingido exatamente nesta parte de seu corpo.
    A expressão "calcanhar de Aquiles", que indica a principal fraqueza de alguém, teria aí a sua origem.
                                       

   O nome de Aquiles uma combinação de ἄχος (akhos), "luto" e λαός (laos), "povo", "tribo", "nação".
   A lenda surgiu De acordo com um fragmento de um Achilleis — a Aquilíada, escrita por Estácio no século I - quando Aquiles nasceu Tétis teria tentado fazê-lo imortal, mergulhando-o no rio Estige; deixou-o, no entanto, vulnerável na parte do corpo pelo qual ela o segurava, seu calcanhar (ver calcanhar de Aquiles, tendão de Aquiles).
   Noutra versão, Tétis ungiu o filho com ambrósia e o colocou sobre o fogo, para que suas partes mortais fossem queimadas; foi interrompida por Peleu, no entanto, e acabou abandonando pai e filho, furiosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário