Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Cápsula de maconha pode ajudar pacientes com ansiedade extrema


   Cientistas da USP desenvolveram um medicamento a partir da substância canabidiol, um dos 400 compostos presentes na planta da maconha. Os pesquisadores do Departamento de Neurociência e Ciência do Comportamento, em Ribeirão Preto, receitaram as cápsulas com o composto a pacientes que sofrem de ansiedade extrema e constataram melhora considerável no controle da fobia.
   Depois do desenvolvimento das cápsulas com o remédio, sua eficácia foi testada em duas fases. Na primeira, foram feitos exames para mostrar os efeitos no cérebro de dez voluntários que receberam o tratamento. As imagens mostraram uma redução na atividade de áreas cerebrais hiperativadas.
   Em seguida, os testes foram realizados em 36 pacientes durante um discurso em público, uma das situações mais complicadas para quem tem ansiedade. Eles deveriam falar por quatro minutos em frente à uma câmera. Do total de pessoas avaliadas, 24 eram doentes, e 12 deles ingeriram o remédio, os restantes tomaram placebo. Os resultados indicaram que as pessoas fóbicas tratadas com o canabidiol apresentaram nível de ansiedade semelhante ao dos saudáveis. Enquanto o grupo de controle, pacientes que não ingeriram o medicamento, não apresentaram melhora.
   Com o resultado, os pesquisadores supõem que o canabidiol tenha ação imediata no cérebro. Já os medicamentos tradicionais podem demorar até 20 dias para ter efeito. Eles ainda não sabem explicar exatamente como o canabidiol age no organismo. Mas já sabem que a substância tem efeito tranquilizante inclusive em pessoas sem fobia social. E acreditam ainda que seja este efeito o motivo pelo qual muitas pessoas ansiosas fumam maconha ilegalmente.
   No Brasil, o uso da maconha para efeito medicinal ainda é proibido. O Reino Unido, pelo contrário, acaba de aprovar o uso de um medicamento que contém a planta da maconha para tratar pessoas com sintomas de esclerose múltipla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário