Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Cassini registra a imagem mais próxima da lua Dafne de Saturno


A agência espacial americana montou um vídeo "O balé da lua de Saturno"

   No primeiro ato, apresenta o desfile das luas Janus, Mimas, Réia e Pandora orbitando ao redor do planeta em velocidades entre 8 km/s e 16 km/s. O segundo ato é a continuação do desfile, onde os atores principais são Thetys, Pandora e Prometheus.
   O terceiro ato apresenta as luas Réia e Mimas tendo à frente parte do sistema de anéis saturnianos. Na sequência é apresentado um interessante efeito luminoso na lua Janus, provocado pela interferência da luz solar ao passar pela Divisão de Cassini dos anéis de Saturno.
   Para finalizar o vídeo mostra uma verdadeira corrida planetária, onde os competidores são o pequeno Janus e a grande Réia, que parecem disputar o final de um grande prêmio.
   O planeta Saturno talvez esteja entre os que mais despertam a curiosidade dos cientistas, astrônomos e do público em geral. Seus grandes anéis e diversas luas foram bastante observados por amadores até antes da exploração espacial. Esta semana, a agência espacial americana (Nasa) divulgou mais uma imagem inédita. A sonda Cassini capturou a imagem mais próxima da lua Dafne, de Saturno, obtida no último dia 5 de julho.


   A lua pode ser observada no exato momento em que orbitava uma região conhecida como Falha de Keeler (Keeler Gap, em inglês) , um vão de 35 quilômetros de largura existente no Anel A de Saturno.
   Dafne tem sete quilômetros e meio de diâmetro e foi descoberta pela Cassini em maio 2005, sendo batizada oficialmente em 2006.
   Os cientistas acreditam que sua força gravitacional seja a causa das ondas que se propagam nos anéis ao longo das bordas da falha. A sonda Cassini conseguiu capturar a imagem da lua Dafne a 75.000 quilômetros de distância.                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário