Treinamento dos astronautas auxiliado por mergulhadores Houstow
Os astronautas Doug Wheelock e Tracy Caldwell Dyson da Expedição 24 da Estação Espacial Internacional, ISS, se preparam para realizar a primeira de duas caminhadas espaciais em caráter de urgência nesta sexta-feira, dia 6. Uma bomba do sistema de refrigeração do complexo orbital parou de funcionar, depois de sofrer uma sobrecarga no fim de semana. Devido a pane a plataforma está se mantendo com apenas uma bomba, o que torna urgente o reparo do equipamento.
Nos últimos dias, foram feitas diversas tentativas sem sucesso para tentar ligar novamente o módulo que ajuda a manter a temperatura estável dentro da Estação. A segunda caminhada está prevista para acontecer na segunda-feira, dia 9.
A agência espacial americana, NASA, decidiu esperar mais alguns dias para a realização da missão externa para poder revisar todos os procedimentos. Astronautas no Centro Espacial Johnson, em território americano, passaram por treinos subaquáticos com o objetivo de identificar os desafios que a tripulação da ISS irá enfrentar para fazer a troca da bomba do lado externo da plataforma.
O maior desafio será o peso do equipamento que Wheelock e Dyson terão de manusear durante a tarefa. Cada módulo com a bomba de refrigeração pesa 354 quilos e os astronautas terão que desligar e reativar diversas conexões elétricas. O equipamento danificado será retirado de uma das treliças externas e em seguida o módulo reserva será instalado em seu lugar. O equipamento foi levado à Estação na missão STS-121, em julho de 2006.
Em comunicado conjunto, a Nasa e ESA, a agência espacial europeia informaram que a Estação Espacial Internacional segue estável e até o momento não há risco para seus integrantes.
A caminhada espacial desta sexta-feira deve ter início às 05h55 pelo horário de Brasília (6h55 horário da Flórida) e será transmitida ao vivo pelo canal Apolochannel.com, que retransmite a Nasa-TV. Como em outras ocasiões, um chat estará disponível para que os internautas possam conversar sobre a missão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário