A esquerda, provavelmente. Como não existem fotos do mito e nenhum livro de folclore mergulha tão fundo na sua descrição, é impossível definir, com certeza absoluta, de que lado a criaturinha endiabrada pula, embora as representações mais conhecidas costumem apresentá-lo com a perna esquerda. "O saci é uma entidade mitológica com algum tipo de ligação com o demônio. Por isso, faz mais sentido que ele tenha só a perna esquerda.
O lado esquerdo é sempre associado com o que é sinistro, fraco, maldoso, enquanto o direito é associado ao que é certo", diz o antropólogo Renato Queiroz, professor da Universidade de São Paulo e autor de uma tese sobre o saci. Há ainda uma outra hipótese, defendida por "saciólogos" da Sociedade de Observadores de Saci - não é brincadeira: essa entidade existe mesmo.
Segundo eles, a perna verdadeira do saci não seria nem a esquerda nem a direita: ficaria no meio, já que um membro de um ou de outro lado não lhe daria equilíbrio para ficar em pé e saltitar. "Essa idéia também faz sentido porque o saci já nasceu com uma perna só, não ficou manco ao longo da vida", diz Renato Queiroz. No caso de essa teoria ser a verdadeira, surge outra dúvida: como será que o saci faz xixi?
Nenhum comentário:
Postar um comentário