Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Primeira cirurgia feita apenas por robôs é bem sucedida


vídeo abaixo como os robôs realizaram a cirurgia

   Médicos e professores da McGill University, em Montreal, no Canadá, realizaram a primeira cirurgia completamente feita por robôs, sem contato direto entre o paciente e o médico.
   A cirurgia robótica não é uma novidade na medicina, mas esta é a primeira vez que os robôs fazem todo o processo cirúrgico, inclusive a parte da anestesia, sem que os médicos precisassem ao menos encostar nos pacientes.
   No procedimento realizado no Montreal General Hospital, no Canadá, um robô apelidado de McSleepy aplicou a anestesia e outro robô, apelidado de DaVinci, removeu parte da próstata de um paciente. Os aparelhos foram comandados a distância pelos médicos Thomas Hemmerling e Armin Aprikian.
   Segundo Armin Aprikian, o uso de robôs torna a cirurgia mais segura e mais rápida. "Os robôs podem fazer movimentos mais preciso e delicados que os dedos humanos", explicou, em entrevista ao site da universidade.
   O médico Thomas Hemmerling assegura, no entanto, que a cirurgia com robôs autônomos, sem o controle de um ser humano, está muito longe de ser alcançada. "Os robôs não irão substituir os médicos, mas ajudá-los a realizar procedimentos com mais qualidade", disse, em entrevista ao site da McGill University citada pelo Switched.

Nenhum comentário:

Postar um comentário