Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Google licença China renovada

  
                                                                        
   O Google anunciou sexta-feira que sua licença para operar na China tinha sido renovado, um anúncio de surpresa que acabou com semanas de especulação sobre se a gigante da internet seria forçada a abandonar o maior mercado mundial de usuários online.
   A renovação estava em dúvida nos últimos dias, como a licença existente já estava expiradando, a Google no que foi considerado um esforço de última hora no compromisso, decidiu parar automaticamente redirecionar usuários chineses para seu local da irmã em Hong Kong.
   "Estamos muito satisfeitos que o governo renovou a nossa licença ICP e estamos ansiosos para continuar a oferecer busca na web e os produtos locais para os nossos usuários na China", disse o diretor jurídico do Google, David Drummond, escreveu no blog da companhia. 
   Não houve confirmação da renovação até o momento do Ministério chinês da Indústria e Tecnologia da Informação, que estava lidando com o assunto. Também não houve menção a renovação por qualquer dos chineses sites de notícias estatal que normalmente são executados quebrar histórias.
   Nesta sexta-feira, presidente-executivo do Google Eric Schmidt deu a entender que a renovação estava chegando, dizendo um encontro anual de alta tecnologia em Sun Valley, Idaho, "Nós agora esperamos ter uma renovação", segundo notícias.
   O impasse entre o Google e a China, que veio a ser enquadrada como uma questão de liberdade de expressão on-line contra a insistência do governo de Pequim sobre censura e controles rigorosos, começou em Janeiro quando o Google disse que seu servidor tinha sido cortada e de alguns endereços de e-mail comprometida.
   No momento, o Google disse que não iria mais auto-censurar seu site de buscas chinês local, Google.cn. O impasse tornou-se irritante no relacionamento por vezes tensos entre Washington e Pequim.
   Em Março, o Google começou a redirecionando automaticamente os seus usuários ao seu site chinês para o de Hong Kong, antiga colônia britânica que opera sob um regime de autonomia limitada e não censura prática.
   Mas na semana passada, com a sua licença para operar na China definida quase a expirar, o Google anunciou que já não era automaticamente enviar seus usuários para o site chinês de Hong Kong. No que foi visto por especialistas da indústria como um compromisso para apaziguar a China, os usuários da Google.cn vez recebeu uma página que lhes permitiu ir para o site de Hong Kong, clicando em um link, se quisessem.
   Google realmente consome apenas cerca de um terço ou menos do tráfego motor de busca na Internet na China, e suas contas de negócios de busca chinês por apenas uma pequena fatia das receitas globais da empresa. Muito usuários chineses usam o site local Baidu.
   Mas a perda de sua licença para operar um site de Internet potencialmente teriam bloqueado o Google fora do mercado chinês para seus outros serviços, nomeadamente o negócio de telefonia móvel muito mais importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário