Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

sábado, 17 de julho de 2010

Alecrim na carne contra o câncer


   Cientistas descobriram isso ao verificar que toxinas conhecidas como aminas heterocíclicas, criadas no processo de cozimento em altas temperaturas, estão associadas com alguns tipos de cânceres (colorretal, mama e estômago). Para tentar amenizar o problema, testaram formas de reduzir a concentração dessas substâncias nas carnes.
   Acreditava-se que o melhor para diminuir a taxa de formação da toxina era marinar o alimento antes do preparo ao fogo (principalmente para cortes de músculo, normalmente usado nas carnes moídas). Agora surge outra possibilidade.
   Um estudo publicado no Journal of Food Science demonstrou que o uso de alecrim pode diminuir em até 90% a formação dessas substâncias. A pesquisa utilizou extratos com diferentes concentrações da planta em porções de carne moída que foram cozidas a temperatura de 190 a 204ºC. Quanto maior a concentração do vegetal, menor era a quantidade de aminas heterocíclicas.


   O efeito do alecrim foi atribuído aos ácidos antioxidantes de sua composição: rosmarínico, carnosol e carnósio. Essas substâncias já havia sido averiguadas em outro estudo, com base em uma receita caribenha. Agora, mais fundamentação apoia o uso do tempero.
   Caso não queira usar o alecrim, existem outras possibilidades para diminuir a concentração da toxina. Um marinado de alho, cebola e limão (nessa ordem de eficácia) auxiliam na redução dessas substâncias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário