Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O rosto robótico que pode projetar emoções



   A Universidade de Munique em parceria com o Japan’s National Institute of Advanced Industrial Science and Technology desenvolveu um novo rosto robótico que pode projetar emoções. A máscara, chamada Mask-Bot, tem uma estrutura de plástico e projeta feições humanas em 3D.
   A Mask-Bot foi projetada na mesma linha de outras máscaras 3D, especialmentes as usadas nos rostos dos personagens do filme Mansão Mal Assombrada da Disney. Os pesquisadores desenvolveram um algoritmo que, mesmo usando apenas uma foto em 2D, conseguem converter a imagem para 3D. A máscara de plástico é recoberta com uma tinta luminescente para garantir que o rosto seja visto mesmo durante o dia.
   O software oferece a síntese de nuances emocionais visíveis que indicam, por exemplo, quando alguém está feliz, triste ou com raiva", explica Takaaki Kuratate do Institute for Cognitive Systems da Technical University of Munich. 
   A proposta é que a máscara possa ser usada em videoconferências ou em outras situações em que a pessoas não possam se expressar. 
   “Com a máscara, você pode criar uma réplica realista de uma pessoa como se realmente ela fosse se sentar e falar com você em uma mesa de conferência”, explica.
   Por enquanto, a máscara pode usar áudio em inglês e japonês, utilizando tanto uma voz masculina como feminina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário