Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

O mapa do cérebro durante o orgasmo



   Os cientistas ainda estão longe de desvendar a origem do orgasmo feminino, mas eles já têm uma ideia do que acontece no cérebro durante o clímax. Criaram o primeiro filme do cérebro durante o orgasmo, baseados em imagens cerebrais capturadas por Barry Komisaruk da Universidade de Rutgers (Estados Unidos). Para isso, eles conseguiram uma voluntária que topou estimular seu corpo dentro da máquina de ressonância magnética. 
   O vídeo, produzido pelos animadores da VisualMD, usa cores que variam do vermelho ao branco. O amarelo e o branco indicam atividade mais elevada. A primeira sequência usa “fotos” de 20 momentos durante 7 minutos de ressonância.
   Inicialmente, o toque genital acende uma região do córtex sensorial. O sinal rapidamente espalha para o sistema límbico, uma área ligada à emoção, comportamento e memória de longo prazo. O cerebelo e o córtex frontal acendem assim que os músculos começam a ficar mais tensos, antes do clímax. Durante o orgasmo, quase todo o cérebro fica em alta atividade, como mostra a cor amarela forte. Esse estágio é mostrado na segunda parte da animação. Depois a atividade retorna a níveis normais. 
   Komisaruk espera que seu mapa do cérebro ajude a explicar casos de mulheres com dificuldades para atingir o orgasmo, mostrando onde o processo falha. Ele também desenvolve uma técnica para que as pessoas possam assistir sua atividade cerebral enquanto estão dentro do equipamento de ressonância. Assim poderiam alterar suas reações cerebrais, o que poderia ajudar até em casos de dor, ansiedade e depressão.
   Anteriormente o pesquisador já havia comparado a atividade cerebral durante a estimulação da vagina, clitóris e colo do útero. A animação foi apresentada na reunião anual da Sociedade de Neurociência em Washington.

Nenhum comentário:

Postar um comentário