São as ilhas do arquipélago de Trindade e Martim Vaz, localizado no meio do oceano Atlântico, ele fica a 1 167 quilômetros de Vitória, a capital capixaba, e a aproximadamente 2 400 quilômetros do continente africano. São desabitadas, à exceção de uma guarnição de 32 militares da Marinha Brasileira, que têm sua base na Ilha da Trindade.
De barco, a viagem até lá dura dois dias. O arquipélago é constituído por duas ilhas principais (Trindade e Martim Vaz, como diz o nome) separadas entre si por 49 quilômetros.
O arquipélago foi descoberto em 1501 pelo navegador português João da Nova. Durante um curto período (de 1890 a 1896), essas ilhas foram ocupadas por tropas britânicas.
Ponto mais oriental do Brasil, Trindade e Martim Vaz formam com Fernando de Noronha, atol das Rocas e São Pedro e São Paulo os quatro arquipélagos oceânicos nacionais – as ilhas oceânicas são aquelas que são as pontas de cadeias de montanhas submarinas que emergiram e não têm nenhuma ligação com o continente, ao contrário das ilhas continentais, que são próximas da costa e estão ligadas a ela pela plataforma continental. “Ao longo dos 8 mil quilômetros da costa brasileira, existem por volta de mil ilhas marítimas continentais”, afirma Sílvio Barone, coordenador do Instituto Ilhas do Brasil.
Ilhas de Martim Vaz É um conjunto de ilhas formado pela ilha principal (Martim Vaz, com altitude máxima de 175 metros), duas ilhotas íngremes e inacessíveis (a Ilha do Norte, com altitude máxima 65 metros, e a Ilha do Sul, com 122 metros de altitude máxima) e vários rochedos menores, como Rochedo Agulha, espalhados a 48 km a leste de Trindade, perfazendo uma área total de 0,3 km² (30 hectares).
Fica localizado em que região ? Em que municipio
ResponderExcluirNo Espirito Santo!
ResponderExcluirSimplesmente fantástico!
ResponderExcluirFalta uma pouco mais de conteudo!!!
ResponderExcluir