"Os poetas viajam até o próximo círculo, onde os demônios não são capazes de segui-los e o poder divino, que lhes dá controle sobre o próprio círculo, não permitira que eles partam."
Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"
terça-feira, 4 de outubro de 2011
Túnel subterrâneo vira instrumento musical
Oliver Beer - Deep and Meaningful, The Resonance Project 2009-10
Os túneis úmidos e escuros por baixo da terra parecem ser apenas moradia para ratos. Mas o artista Oliver Beer conseguiu transformá-los em instrumentos musicais, levando lá para baixo um time de cantores. O palco foi o subterrâneo da estação Waterloo, em Londres, Inglaterra.
Para fazer o espaço ressoar, o coral precisou descobrir as frequências ressonantes naturais da construção. Eles cantaram em uma variedade de notas, das mais baixas às mais altas, enquanto Beer escutava atenciosamente. Existe um ponto, que é praticamente o sussurro de uma nota, em que o canto fica amplificado, e o ambiente produz um zumbido único do local.
Os artistas praticaram durante uma hora, e então um público de 30 pessoas foi autorizado a entrar no espaço para assistir ao espetáculo. A impressão, segundo os convidados, é de estar dentro de um instrumento musical.
Segundo a New Scientist, Oliver Beer pretende continuar a explorar outros espaços. Mas gostaria de fazer colaborações com matemáticos para calcular com precisão as freqüências de ressonância, o que preveria melhor o som que vai surgir. Assista acima ao vídeo do que aconteceu em Waterloo, em 25 de setembro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário