"Os poetas viajam até o próximo círculo, onde os demônios não são capazes de segui-los e o poder divino, que lhes dá controle sobre o próprio círculo, não permitira que eles partam."
Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"
sexta-feira, 28 de outubro de 2011
O skate voador de Marty McFly
Na semana passada, mostramos um exemplo de levitação quântica realizado por cientistas da Universidade de Tel-Aviv, em Israel. Nele, um imã resfriado em nitrogênio líquido levita sobre uma barra e permanece estável no campo magnético, efeito que lembrou o famoso skate voador de Marty McFly, do filme De Volta para o Futuro 2.
Uma pesquisa mais recente, porém, conseguiu demonstrar algo que se assemelha ainda mais ao objeto do personagem de Michael J. Fox no cinema. O chamado Magsurf, criado por pesquisadores da Universidade Paris Diderot, na França, é uma prancha de verdade e consegue levitar carregando pessoas.
A prancha contém nitrogênio líquido em seu interior, que deve ser resfriado a 200 graus abaixo de zero. Ao ser colocada sobre trilhos magnéticos, ela levita e se mantém estável sobre o campo magnético, pelo tempo em que o nitrogênio for mantido a essa temperatura. A invenção pode transportar pessoas de até 100 quilogramas.
Infelizmente, a tecnologia ainda é muito cara – o protótipo custou entre 30 e 40 mil euros –, então não se tem previsão de quando ela sairá dos laboratórios.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário