Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Neandertais comiam legumes cozidos


Pesquisadores em os EUA descobriram grãos de material vegetal cozido em seus dentes.

   O estudo é o primeiro a confirmar que a dieta de Neanderthal não se limita à carne e era mais sofisticado do que se pensava anteriormente.
   A pesquisa foi publicada na revista Proceedings, da Academia Nacional das Ciências.
   A imagem mais popular de neandertais são "comedores de carne" como a grande maioria tinha achava e que tinha sido apoiado até agora por algumas evidências circunstanciais. A análise química dos ossos sugere que comiam pouco ou nenhum vegetal.
   Esta certeza de que eles comiam carne, tinham sido apresentadas por alguns como uma das razões porque estes seres humanos tinham sido extintos como animais de grande porte como os mamutes diminuíram devido a Idade do Gelo.
   Mas uma nova análise dos restos do Neanderthal encontrados em todo o mundo tem evidência direta que contraria os estudos de química. Os pesquisadores descobriram grãos fossilizados de material vegetal em seus dentes e parte dele foi cozido.
   Embora os grãos de pólen foram encontrada antes em lugares onde se encontravam os restos de Neanderthal e algumas em lareiras, só agora é que há provas claras de que vegetais foram realmente consumido por essas pessoas.

Alison Brooks professor da Universidade George em Washington disse à BBC:

    Encontramos grãos de pólen em sites de Neanderthal antes, mas você nunca sabe se eles estavam comendo ou dormindo, ou se plantavam. "Mas aqui temos um caso onde um pouco da planta estava na boca de modo que sabemos que os neandertais eram consumidores do alimento."

Mais parecido como nós

   Uma questão levantada pelo estudo é por isso que os estudos químicos em ossos de neandertais foram decisivos. Segundo o professor Ribeiro, os testes mediram os níveis de proteínas, e os pesquisadores achavam que vinha da carne.
    "Temos tendência a assumir que se você tiver um valor muito elevado de proteína na dieta que deve vir da carne. ... Mas é possível que algumas das proteínas em sua dieta era proveniente de plantas", disse ela.
   Este estudo é o mais recente a sugerir que, longe de serem selvagens e brutais, os neandertais eram mais parecidos conosco do que pensávamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário