Cientistas da Nasa detectam vigas de antimateria acima de tempestades da terra
Cientistas da NASA, através do Telescópio FErmi , detectaram vigas de antimatéria produzidas acima de tempestades na Terra, um fenômeno nunca visto antes. Eles acreditam que as particulas de antimatéria formaram-se em um flash de raios gama terrestre (TGF) - explosões curtas que duram milissegundos e só conseguem ser detectadas por satélites que orbitam a Terra.
Estima-se que cerca de 500 TGFs ocorrem diariamente em todo o mundo, porém a maioria não é detectada.
"Esses sinais são a primeira evidência direta de que as tempestades produzem feixes de antimatéria", disse Michael Briggs, um membro do grupo de monitoramento de explosões de raios gama do Fermi, o GBM, na Universidade do Alabama.
Quando a antimatéria colide com uma partícula de matéria normal, ambas as partículas são aniquiladas e imediatamente transformada em raios gama. O GBM detectou um sinal de raios gama com energias de 511 mil elétron-volts, um sinal que indica que um elétron encontrou seu oposto de antimatéria, um pósitron.
Embora o grupo tenha sido projetado para observar eventos de alta energia no universo, ele também está fornecendo informações valiosas sobre esse estranho fenômeno na Terra. O GBM frequentemente monitora todo o céu e a Terra e com isso já pode identificar 130 TGFs desde o lançamento do Fermi em 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário