Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Mulheres em extinção


   Um estudo publicado pela revista The Economist nessa semana diz que, em algumas gerações, as mulheres podem ser extintas. E, por conseqüência, a população de diversos países europeus e asiáticos. Em algumas das nações mais ricas da Ásia, elas estão optando por não se casar, um dos motivos das taxas de natalidade estarem caindo.
   De acordo com números da ONU, as mulheres não terão filhas em quantidade suficiente para serem “repostas” em 83 países em todo o mundo. A não ser que as taxas de natalidade subam a partir de agora. Em Hong Kong, de cada 1000 mulheres, nascerão apenas 547 meninas se a coisa continuar como está. E essas mesmas meninas, quando crescerem, só gerarão 299 filhas.
   Em 25 gerações, o número de mulheres no país vai cair dos atuais 3,75 milhões para apenas uma no ano de 2798 (levando em conta que costumam ter filhos lá pelos 31 anos). Macau, o país vizinho, chegará a esse número bem antes por conta de sua pequena população. Pelos mesmos motivos, Japão, Alemanha, Rússia, Itália e Espanha não chegarão ao próximo milênio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário