Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Curados do câncer acham que não terão mais a doença


   A maioria dos pacientes que já tiveram câncer acreditam que não terão novamente a doença. Esta é uma das conclusões de uma das pesquisas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), divulgada pela Agência USP .
   No estudo, a pesquisadora Larissa de Melo Alvarenga observou pacientes que já tiveram câncer para saber se eles percebem ou reconhecem seu risco de terem a doença novamente e saber se eles fazem os exames adequados. A pesquisa contou com respostas de 23 pacientes de uma Unidade de Saúde da Família de Ribeirão Preto - em sua maioria, mulheres com mais de 60 anos.
   O questionário utilizado, adaptado de um modelo norte-americano, recolheu informações importantes sobre o estilo de vida dos pacientes que permitiram observar que eles acreditavam ter baixa probabilidade de adoecer de novo pelo fato de fazerem um acompanhamento médico rotineiro. Isto é, os pacientes monitoravam sua saúde, e por fazerem isso, achavam que a doença não podia reaparecer.

O que eles pensam sobre as razões da doença

   A pesquisa mostrou que, quando questionados sobre o que achavam que havia causado a doença, a maioria dos entrevistados não soube responder um fato principal, mas deram grande valor aos fatores emocionais. Fatores externos, tais como álcool, cigarro e sol, também foram listados como possíveis causadores das chamadas neoplasias, enquanto a alimentação não é associada ao câncer por eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário