Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Porque é Pop?


Frank Sinatra - Somewhere Over the Rainbow

   Francis Albert Sinatra nascido no Hoboken Nova Jersey Estados Unidos, em 12 de dezembro de 1915 considerado um dos maiores cantores dos EUA.
   Sinatra era filho único e nunca estudou música. Autodidata, abandonou o último ano do curso secundário para começar a cantar.
   Começou sua carreira cantando em clubes de New Jersey e fazendo apresentações em emissoras de rádio. Em 1938, ganhou um concurso de rádio e tornou-se mestre de cerimônias de um clube chamado The Rustic Cabin. Logo foi descoberto e passou a integrar a banda de Harry James. Foi depois convidado por Tommy Dorsey para ser crooner de sua orquestra.
   Em 1939, Sinatra casou-se com Nancy Barbato, com quem teria três filhos, Nancy Sinatra, Frank Sinatra Jr.e Tina Sinatra.
   Na esteira do sucesso das apresentações com a orquestra de Tommy Dorsey, participou de seu primeiro filme, "Noites de Rumba", em 1941.
   Na década de 1940, Sinatra participou de mais de uma dezena de filmes, iniciando também uma bem-sucedida carreira solo como cantor. Uma de suas primeiras gravações foi Night and Day, de Cole Porter. Gravou depois inúmeros sucessos pela Columbia Records e tornou-se um ídolo dos jovens. Multidões comprimiam-se na porta de seus shows.
   Artista de grande popularidade, participou da campanha de Franklin Delano Roosevelt para a presidência da república dos Estados Unidos. Seus discos na época vendiam 10 milhões de cópias por ano e Sinatra passou a ser conhecido como "the voice" ("a voz").
   No começo dos anos 1950, Sinatra enfrentou vários problemas. Foi acusado de participar da máfia e de envolver-se com o crime organizado. Ao mesmo tempo, seu romance com a atriz Ava Gardner tornou-se público e transformou-se num escândalo, uma vez que Sinatra ainda era casado.
   A grande reviravolta ocorreu em 1953, com o lançamento do filme "A um Passo da Eternidade". Por sua primorosa atuação no filme, Sinatra ganhou o Oscar de melhor ator coadjuvante. Reconquistando a popularidade, em 1955 foi indicado novamente ao Oscar de melhor ator pelo filme "O Homem do Braço de Ouro".
   Nas duas décadas seguintes, Sinatra realizou em média um filme por ano. Sua carreira de cantor também cativou mais e mais o público. Milhões de fãs por todo o mundo compraram os seus discos e assistiram às memoráveis apresentações do "blue eyes", como ficou conhecido. Contratado por uma nova gravadora, a Capitol Records, conquistou três álbuns de platina. Sinatra aproximou-se também da bossa nova, gravando canções do compositor Tom Jobim.
   Em 1966, Sinatra casou-se com a atriz Mia Farrow, trinta anos mais jovem. O casamento durou dois anos. Oito anos depois, casou-se com Bárbara Marx, que abandonou seu marido, o ator Zeppo Marx, para viver com Sinatra.
   Participou ainda de alguns filmes nas décadas de 1970 e 1980. Em 1988, emprestou sua voz para a animação "Uma cilada para Roger Rabit".
   Frank Sinatra decidiu encerrar sua carreira de cantor em 1995, aos 80 anos. Morreu três anos depois, em Los Angeles, de ataque cardíaco.
  
Mas antes de deixar a vida veja o que ele ganhou de premiações:

Estrela na Calçada da Fama por sua carreira na televisão.Óscar humanitário, em 1972.
Indicação ao Oscar de Melhor Ator, por "O Homem do Braço de Ouro" (1955).
Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, por "A Um Passo da Eternidade" (1953).
Duas indicações ao Globo de Ouro de Melhor Ator - Comédia/Musical, por "Meus Dois Carinhos" (1957) e "O Bem-Amado" (1963). Vence em 1957.
Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante, por "A Um Passo da Eternidade" (1953).
Prêmio Cecil B. DeMille em 1971, concedido pela Associação de Jornalistas Estrangeiros nos Estados Unidos.
Duas indicações ao BAFTA de Melhor Ator Estrangeiro, por "Não Serás um Estranho " (1955) e "O Homem do Braço de Ouro" (1955).
Grammy
1958

Best Album Cover - Only The Lonely (Frank Sinatra foi Diretor de Arte. Curiosamente seu primeiro Grammy foi pela pintura da capa)

1959

Album Of The Year - Come Dance With Me
Best Vocal Performance, Male - Come Dance With Me

1965

Album Of The Year - September Of My Years

Best Vocal Performance, Male - It Was A Very Good Years

Lifetime Achievement Award

1966

Album Of The Year - Sinatra: A Man And His Music
Record Of The Year - Strangers In The Night
Best Vocal Performance, Male - Strangers In The Night

1979

Trustees Award

1982

GRAMMY Hall Of Fame Award - I'll Never Smile Again (Tommy Dorsey With Frank Sinatra & The Pied Pipers)

1984

GRAMMY Hall Of Fame Award - In the Wee Small Hours

1994

Grammy Legend Award

1995

Best Traditional Pop Vocal Performance, Male - Duets II

1998

GRAMMY Hall Of Fame Award - The House I Live In
GRAMMY Hall Of Fame Award - I've Got You Under My Skin

1999

GRAMMY Hall Of Fame Award - Frank Sinatra Sings For Only The Lonely
GRAMMY Hall Of Fame Award - September Of My Years

2000

GRAMMY Hall Of Fame Award - My Way
GRAMMY Hall Of Fame Award - Songs For Swinging' Lovers!

2004

GRAMMY Hall Of Fame Award - Come Fly With Me
GRAMMY Hall Of Fame Award - I've Got The World On A String

2005

GRAMMY Hall Of Fame Award - One For My Baby

   Depois de tantos prêmios que nem consigo cantar o cantor "mais queridinho da america" MERECIDO ele deixou seu legado tanto na musica quanto no cinema, Sinatra é POP!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário