Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

O corpo humano como teclado de PC


   As pesquisas do Microsoft Research Laboratory (MRL) estão dois projetos de pesquisa para comandos manuais para computadores.
   O primeiro, batizado de skinput, faz com que nossa pele se transforme em uma tela sensível ao toque. Pequenos projetores são acoplados a uma braçadeira, e exibem comandos no antebraço do usuário. Com os dedos da outra mão, basta "clicar" no comando selecionado para fazer ligações, acessar a internet ou trocar a música de seu player de MP3, por exemplo.
   Sensores instalados na mesma braçadeira medem a reverberação acústica produzida pelo toque no braço "clique". A cada batida do dedo na "tela", as ondas chegam aos sensores, que indicam qual foi o comando selecionado.
   No segundo projeto, os cliques tornam-se desnecessários. Uma série de eletrodos mede a atividade elétrica provocada pela movimentação dos músculos da mão do usuário. Essa técnica, conhecida como eletromiografia, permite identificar exatamente qual dedo é movimentado.
   A vantagem é que você pode programar funções diferentes para cada cada extremidade: mexa o indicador para abrir seu email, o polegar para acessar seu site de notícias predileto, o anelar para ligar para sua esposa e o médio para desligar o computador, por exemplo.
   O lider destes projetos da Microsoft é um brasileiro o engenheiro Henrique "Rico" Malvar, 53 anos, formado pela Universidade de Brasília, lidera desde 1997 o laboratório de pesquisa da empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário