Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Embrapa cria tecnologia de produção de carne de Rã



Tecnologia desenvolvida pela Embrapa permite retirar a carne do dorso, que vira patê, hambúrguer e salsicha.
O agora ´possível aproveitamento integral da carne de rã que promete estimular a criação no País. A novidade, uma iniciativa da Embrapa Agroindústria de Alimentos, do Rio, consiste no aproveitamento da carne da região do dorso da rã, normalmente descartada pelos criadores.
   A pesquisa, incluindo os testes sensoriais, de qualidade e de validade, levou três anos e resultou em três produtos preparados à base da carne de dorso: um patê, um tipo de salsicha e uma conserva de carne desfiada. "Antes, a carne do dorso não tinha valor comercial", diz a pesquisadora Ângela Aparecida Lemos Furtado, responsável pelo trabalho.


   Segundo o pesquisador André Yves Cribb, da Embrapa, a região do dorso da rã tem muito osso e cartilagem, dificultando a retirada da carne. "Por ser trabalhoso, os criadores aproveitam só a coxa, considerada a parte nobre da rã." Para facilitar o processo de separar a carne do osso e da cartilagem, a pesquisa testou uma despolpadora, o equipamento já usado em pescado e deu certo. "Essa despolpadora que custa por volta da R$ 30 mil já existe no mercado", diz Cribb. O estudo da viabilidade econômica da tecnologia, já que o criador tem de instalar uma agroindústria para processar a carne, está sendo concluído, informa Cribb.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário