Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Qual é a maior foto do mundo?


   Era uma imagem panorâmica de Dubai, cidade mais populosa dos Emirados Árabes Unidos, na península Arábica. A foto digital tem 45 bilhões de pixels (pixel é o menor ponto que forma uma imagem digital; fotos tiradas por câmeras digitais comuns não chegam a 20 milhões de pixels).
   A imagem mostra os arranhacéus da metrópole, inclusive a torre Burj Khalifa, prédio mais alto do mundo. Se a foto gigante fosse impressa, ocuparia o espaço equivalente ao de 1 200 outdoors. A imagem foi produzida pelo fotógrafo Gerald Donovan, que juntou 4 250 fotos feitas por uma câmera Canon 7D.
   Ele utilizou em cada uma das fotos o zoom máximo, o que permite que se veja até mesmo pessoas caminhando nas ruas. Essa riqueza de detalhes só foi possível graças ao uso do GigaPan Robotic Câmera Mount, um dispositivo criado pelo Ames Research Center, da agência espacial americana Nasa, e pela Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos. O aparelho permite a produção de fotos panorâmicas de alta resolução acoplando nele uma câmera digital comum.


   Uma imagem panorâmica de Budapeste, na Hungria, de 70 bilhões de pixels é a nova maior foto do mundo. Até agora, o recorde era de uma panorâmica de Dubai, com 45 bilhões de pixels, divulgada em maio.
   Para registrar Budapeste, uma equipe da 360° World foi até uma torre com vista de 360 graus da cidade munida de equipamentos de alta definição. Foi usada uma câmera de 25 megapixels Sony A900 com lentes Minolta de 400mm. Ao longo de seis horas, foram tiradas mais de 5 mil fotos da cidade, que processadas formaram o panorama.
   O resultado pode ser visto no site 70 Billion Pixels Budapest, no qual aparecem sugestões de zoom em pontos turísticos e prédios históricos da cidade. Além da versão virtual da foto, a equipe fez uma cópia impressa de 15 metros de comprimento.
   Neste ano, além da foto de Dubai com 45 bilhões de pixels, fotógrafos franceses apresentaram uma imagem de Paris com 26 bilhões de pixels (à época, a maior do mundo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário