Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Mesquita pôlemica expõe Anti-islamismo


   O projeto de criação de um complexo islâmico perto da área do antigo World Trade Center vem sacudindo os EUA. A constyrução teria 500 lugares, espaço para amostras de arte, livrarias, restaurantes e uma espaço para orações de 2 mil lugares. Fica a dus quadras do antigo WTC.
   A maioria da população de Nova York é contra a proposta, enquanto o presidente Barack Obama, e o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, defendem o direito de se construir um centro muçulmano perto do local que abrigava, até o 11 de Setembro, as torres Gêmeas.
   Os muçulmanos formam o grupo religioso mais descriminado nos EUA, de acordo com o instituto de pesquisa americano PEW. O estudo publicado em 2009 mostra que, segundo os entrevistados, somente o grupo dos Gays era mais descriminado do que os seguidores do islamismo.
   Quase seis em cada 10 adultos 58% afirmam que os muçulmanos sofrem muita discriminação muito maior do que aqueles que dizem o mesmo sobre judeus e cristãos evangélicos 35% e 27% respectivamente. Além disso, 38% consideram o islamismo encoraja mais a violência  do que outras religiões.
   Existe um mal estar nos EUA em relação ao 11 de Setembro e ao Islã. muitos americanos não diferenciam Islã do terrorismo, mas na verdade, só uma pequena parcela dos muçulmanos é radical. Eles têm de evitar essa interpretação caricatural. Nem todos os muçulmanos são fundamentalistas. O que existe é um grupo dentro do islamismo com uma visão radicalizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário