Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

sábado, 21 de agosto de 2010

Personagens relevantes



   Joaquim Teixeira Nunes nascido em Camaquã, 1802, era conhecido, durante a Revolução Farroupilha, como o Gavião.
   Foi o segundo comandante do Corpo de Lanceiros Negros. Lanceiros Negros é o nome dados à dois corpos de lanceiros constituídos, basicamente, de negros livres ou de libertos pela República Rio-Grandense que lutaram na Revolução Farroupilha. Possuíam 8 companhias de 51 homens cada, totalizando 426 lanceiros.
   Teixeira Nunes era considerando o maior lanceiro de sua época. Era também reconhecido como líder abolicionista e defensor dos direitos dos negros.
   Na Batalha dos Porongos, seus lanceiros negros foram massacrados. Derrotado e ferido no Arroio Chasqueiro, na Batalha de Arroio Grande, em 26 de novembro de 1844, último combate farroupilha em território Riograndense. e impossibilitado de defender-se, foi morto pelo alferes Manduca Rodrigues, que lutava pelos imperiais comandados pelo Moringue e degolado por Eliseu de Freitas. Seu cavalo encilhado foi vendido ao cabo Mariano e o relógio, com uma grossa corrente de ouro, ao Capitão Carneiro.
   Foi também lembrando Teixeira Nunes e seus bravos lanceiros negros, que o acompanharam na expedição a Laguna, que Giuseppe Garibaldi escreveu: Eu vi batalhas disputadas mas nunca e em nenhuma parte homens mais valentes nem lanceiros mais brilhantes do que os da cavalaria rio-grandense, em cujas fileiras comecei a desprezar o perigo e a combater pela causa sagrada dos povos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário